segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Julgar o livro pela capa - uma necessidade iminente




Sem dúvida que um livro é aclamado pelo seu conteúdo. Contudo, é essencial que saia das prateleiras em primeiro lugar. Somos seres superficiais que se regem por primeiras impressões e, como tal, a capa de um livro carrega este fardo de ter de suscitar interesse ao leitor ao ponto de este lhe querer pegar. Nos tempos de uma indústria constantemente inundada por autores e novidades incessantes, é essencial chamar a atenção do leitor. Desde modo, apresento-vos algumas capas que se destacaram pela sua criatividade.


1. "Word by Word: The Secret Life of Dictionaries" de Kory Stamper (Pantheon)


Resultado de imagem para word by word kory stamper


A aparência simultaneamente trivial e rebuscada chama a atenção do consumidor através das suas semelhanças com a página de um dicionário, contudo, com uma cor mais chamativa. A fonte informal que relembra palavras escritas a giz no quadro remete-nos para a lembrança de algo familiar e que nos dá vontade de relembrar.

2. "Things We Didn't See Coming" de Steven Amsterdam (Sleepers Publishing Inc.)


Resultado de imagem para things we didn't see coming steven amsterdam

O título funde-se suavemente com a capa. Desperta a atenção do futuro leitor ao levar-nos a caminhar até ao livro para tentar entender qual o título completo. Missão cumprida e ideia genial, devido à perfeita correlação entre ambos os elementos.

3. "Kamasutra" de Vatsiaiana (Penguin Classics Deluxe Edition)

                                                       capas-de-livros-the-kama-sutra

Um dos livros mais comuns e com mais versões publicadas ganha nova vida através da sua capa que "brinca" com as formas e a perceção do leitor.

4. "Peter and the Wolf" de Sergei Prokofiev (Puffin Books)

                                                      Resultado de imagem para peter and the wolf book cover

Outro exemplo, desta vez num livro infantil, de uma edição bem-sucedida através das diversas formas que ganham vida através dos espaços negativos.

5. "The Old Man and the Sea" de Ernest Hemingway

                                                       capas-de-livros-the-old-man-and-the-sea-02

Possivelmente a capa mais bem conseguida em todas as edições publicadas deste clássico. O que parece ser, à primeira vista, uma onda, dá vida à forma de um peixe, remetendo para a história e todo o conteúdo desta obra.

6. "Bartleby, o Escrivão -  Uma História de Wall Street" de Herman Melville (Ubu Editora)

  Bartleby, o escrivão, Herman Melville. Fonte: <editora.cosacnaify.com.br>.  

Neste caso, inverteram a costura do miolo. Em primeiro lugar, é necessário descoser a capa. De seguida, aparecem páginas "pintadas" e o leitor tem de proceder à abertura das folhas através do corte com o auxílio do objeto presente na terceira foto. Uma espécie de presente trabalhoso, portanto. Contudo, é certamente original.

Márcia Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aula 2 - visita de estudo: um lançamento

 Obrigado por terem vindo ao lançamento com entusiasmo. Terão reparado que havia uma sala em baixo, depois fiquei lá a conversar com um par ...