Sem dúvida que um livro é aclamado pelo seu conteúdo. Contudo, é essencial que saia das prateleiras em primeiro lugar. Somos seres superficiais que se regem por primeiras impressões e, como tal, a capa de um livro carrega este fardo de ter de suscitar interesse ao leitor ao ponto de este lhe querer pegar. Nos tempos de uma indústria constantemente inundada por autores e novidades incessantes, é essencial chamar a atenção do leitor. Desde modo, apresento-vos algumas capas que se destacaram pela sua criatividade.
1. "Word by Word: The Secret Life of Dictionaries" de Kory Stamper (Pantheon)
2. "Things We Didn't See Coming" de Steven Amsterdam (Sleepers Publishing Inc.)
O título funde-se suavemente com a capa. Desperta a atenção do futuro leitor ao levar-nos a caminhar até ao livro para tentar entender qual o título completo. Missão cumprida e ideia genial, devido à perfeita correlação entre ambos os elementos.
3. "Kamasutra" de Vatsiaiana (Penguin Classics Deluxe Edition)
Um dos livros mais comuns e com mais versões publicadas ganha nova vida através da sua capa que "brinca" com as formas e a perceção do leitor.
4. "Peter and the Wolf" de Sergei Prokofiev (Puffin Books)
Outro exemplo, desta vez num livro infantil, de uma edição bem-sucedida através das diversas formas que ganham vida através dos espaços negativos.
5. "The Old Man and the Sea" de Ernest Hemingway
Possivelmente a capa mais bem conseguida em todas as edições publicadas deste clássico. O que parece ser, à primeira vista, uma onda, dá vida à forma de um peixe, remetendo para a história e todo o conteúdo desta obra.
6. "Bartleby, o Escrivão - Uma História de Wall Street" de Herman Melville (Ubu Editora)
Neste caso, inverteram a costura do miolo. Em primeiro lugar, é necessário descoser a capa. De seguida, aparecem páginas "pintadas" e o leitor tem de proceder à abertura das folhas através do corte com o auxílio do objeto presente na terceira foto. Uma espécie de presente trabalhoso, portanto. Contudo, é certamente original.
Márcia Filipa
Sem comentários:
Enviar um comentário