Um pequeno desafio que
dura cinco minutos para quem quiser exercitar-se. Uma carta aberta subscrita por 159 personalidades portuguesas enviou uma Carta Aberta ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao presidente da Assembleia Legislativa, os três poderes em Portugal. A carta tem cinco páginas de texto - as restantes quatro são as assinaturas e eu, como especialista em texto, teria observações a fazer, se me tivessem contratado como consultor, copy, editor etc. Desde logo, está muito longa.
Podem vê-la na íntegra
aqui. De momento, coloco à vossa leitura apenas a primeira página.
O exercício é simples: ajudar este texto a ficar melhor, interferindo o mínimo.
Amanhã, para comparação, coloco as minhas alterações - que até podem ser piores que as vossas, isto é experiência intuição e aplicação de algumas regras (o meu mundialmente célebre
método S.E.R. (
Simplicidade,
Economia,
Rigor) nunca ciência.
O meu ficaria assim:
ResponderEliminarSomos um conjunto de portugueses profundamente preocupados com o futuro do nosso país. Os tempos são extremamente exigentes e merecem de todos uma resposta célere e à altura dos acontecimentos.
Vossas Excelências e o Governo têm sido o garante da implementação das medidas de contenção e prevenção no momento necessário. Os subscritores reconhecem que hoje Portugal possa dizer que se antecipou a um “tsunami” que, de outra forma, teria sido devastador, à semelhança do que estamos a assistir em Espanha.
Congratulamo-nos pela rápida e eficaz implementação do plano de emergência nacional, que está a atingir os resultados esperados, de abrandamento da curva de propagação da epidemia e manutenção da capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde. Não podemos, no entanto, deixar de notar que Portugal ainda não ganhou esta primeira batalha.
Boa, Renata, mas «que hoje Portugal possa dizer que» parece-me complicado.
ResponderEliminarO corte no início do parágrafo seguinte - excelente.
Fiquei na duvida se esse "possa" nao seria algo comum ao portugues europeu. Ja vi que nao! (desculpe a falta de acentuacao neste comentario, estou num teclado sem essa configuracao)
ResponderEliminar