quinta-feira, 18 de junho de 2020

A autobiografia de um grande editor

Avid Reader é um belo livro de memórias - escrito por um editor que se especializou em trabalhar livros de memórias. Geralmente não gosto de recomendar memórias de editores, porque a tendência é para contarem histórias gloriosas - e essas acho sempre mais interessante criá-las nós mesmos. Pessoalmente, nunca me fascinou ir à Ginjinha onde Fernando Pessoa bebia, ou ao bar em Havana onde o Hemingway emborcava mojitos. Eles também nunca vieram à vossa tasca favorita.
 Mas Robert Gottlieb fez um belo livro, que tenho em edição Kindle (para mim) e edição em papel para os alunos, para a tal biblioteca-rodízio que em circunstâncias normais teríamos.

Aqui deixo algumas passagens, com a devida contextualização em baixo:

A. Gottlieb editou a autobiografia de Bill Clinton e conta como foi tentar tornar o manuscrito interessante para o público leitor e como foi a primeira sessão de autógrafos com um autor que genuinamente gosta de pessoas:



B. Aqui fala de uma coisa que referimos de passagem, a escolha da foto para a contracapa - no caso de uma pessoa famosa, talvez mesmo a capa:  


C. Uma história trivial, de quando Bill Clinton era um jovem no início da sua carreira política, mas onde já utilizava espontaneamente a sua famosa descontração e simpatia, que impressionou tanto o editor que este decidiu pô-la na badana; 





D. A qualidade de uma voz: franca, única, reconhecível: 



E. A importância de um bom índice, também como instrumento de pré-edição: 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Aula 2 - visita de estudo: um lançamento

 Obrigado por terem vindo ao lançamento com entusiasmo. Terão reparado que havia uma sala em baixo, depois fiquei lá a conversar com um par ...